Como Perder Peso Dormindo

Veja Como Perder Peso Durante o Sono

Rate this post

Dormir e perder peso podem ter uma conexão tão grande em sua vida que, pelo fato de não saberem os detalhes e informações sobre essa conexão, fez vocês perderem a chance de queimar gordura naturalmente.

Aqui verão que há um outro fator, que quase ninguém comenta, que é fantástico e influencia diretamente em nossa boa noite de sono.

Antes de tudo, vamos entender um pouco melhor como perder peso dormindo, para que depois possamos entrar em alguns detalhes melhor.

Por que o Sono Emagrece?

Michel Breus, um médico americano, afirma que esse fato acontece pois as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente enquanto dormimos.

Como Perder Peso Dormindo

Mas para isso, é preciso dormir pelo menos 7 horas e meia (07:30 min) por noite. Isso mesmo, por noite. Veremos depois o porquê do horário em que dormimos interfere em nosso descanso e em perder peso.

Quando dormimos, em média, sete horas e meia, nosso metabolismo (capacidade do organismo transformar gordura em energia) se acelera e, com isso, os hormônios ficam regulados, a sensação de fome fica equilibrada e, consequentemente, você consegue perder peso.

De acordo com estudos da Universidade de Chicago, nos EUA, os adultos que dormem bem possuem 20% menos gordura na região abdominal. Michel Breus complementa: “Quando dormimos mal, nossos níveis de cortisol (hormônio que estoca gordura) aumentam, deixando a barriga enorme”.

Quanto devo Dormir para Perder Peso?

O próprio Michel Breus responde que a quantidade de sono varia de pessoa para pessoa. Isso é bem claro quando analisamos um adolescente e uma criança. Quem sente mais sono?

Há uma regra em que Michel segue para concluir a ideia do “sono perfeito”. Cada ciclo de sono tem em média, 90 minutos. O ideal é que a pessoa durma, no mínimo, 5 ciclos, ou estágios, por noite.

Assim, a soma resultaria em incríveis 7 horas e 30 minutos [90 min (1h30) x 5 = 5h150 = 7h30]

Agora que já temos uma noção de como nosso corpo funciona e de quanto devemos dormir, abaixo vou estar a discutir as pesquisas mais recentes sobre a melhor temperatura para dormir e outros fatores que poderiam facilitar o sono e, por conseguinte, a perda de peso.

Diminuindo a Temperatura do Quarto Antes de Dormir

Estudos mostraram que a melhor temperatura para dormir deve ser um pouco fria, em torno de 15º a 20ºC. Temperaturas acima ou abaixo desse intervalo podem causar algumas irritações.

Mas, um novo estudo sugeriu que há nuances – leves variações para este fenômeno – em que a boa noite de descanso é mais complexa do que simplesmente reduzir o termostato.

Nosso corpo tem um sistema de distribuição de calor chamado de Termorregulação. Este sistema está fortemente ligado aos ciclos de sono. Então, por mais que esteja deitado e confortável em sua bela cama, ainda assim poderia sentir insônia devido à redistribuição de calor corporal ao seu redor. Como assim?

Já percebemos que o calor interfere em nosso sono, correto? Portanto, não importa o conforto que temos, se a nossa temperatura corporal estiver desequilibrada, tanto para mais quente ou mais fria, nossa noite de sono será complicada.

Vejamos agora, quais são os outros fatores que influenciam numa boa noite de sono.

Mantenha a “Cabeça Fria”

Durante o sono, a temperatura interna do seu corpo é reduzida para um nível mais baixo comparada com todas as variações que nós temos ao longo do dia. Normalmente, esse nível é atingido cerca de 4 horas depois de adormecer.

Investigações descobriram que pessoas com insônia geralmente têm uma temperatura corporal mais alta antes de dormir do que pessoas que dormem sem problemas, levando eles a ter uma maior excitação e dificuldades para dormir.

Muitos cientistas acreditam que qualquer coisa que reduz a temperatura corporal de forma natural pode estimular o sono.

Por exemplo, quando saímos do chuveiro quente. Nesse momento sofremos uma mudança brusca de temperatura, o que estimula a dormimos mais rapidamente. Reflita: quantas vezes você saiu de um banho e, quando sentou na cama, “apagou” com toalha e tudo?

Pesquisadores da Universidade de Medicina de Pittsburgh descobriram que um boné (bolsa) cheio(a) de água fria em movimento, usado(a) por pessoas com insônia, ajudou-os a dormir quase tão facilmente como se não tivessem distúrbios de sono.

O sucesso dessa descoberta de perder peso é explicado desta forma: ao aumentar a atividade cerebral (a água fria faz isso) se eleva a temperatura do cérebro.

Veja este exemplo para entender melhor: Quando batemos a cabeça ou estamos com enxaqueca, colocamos água quente ou água fria? Fria. Pois a água fria provoca uma ação anestésica, aliviando a dor.

Então, é como se a sua insônia fosse uma super dor de cabeça que, quando se faz uma compressa, ela ameniza a dor (te faz dormir melhor).

Se não entendeu ainda, veja como faz sentido esfriar a cabeça.

A melatonina (hormônio do sono) é produzida na hora em que dormimos. Para quê? Para resfriar a temperatura corporal!

Um outro detalhe interessante é que bocejar também pode ser usado para resfriar o cérebro, por produzir uma “bola” de ar fresco em suas cavidades nasais.

E a temperatura cerebral é maior quando negligenciamos o nosso sono, o que poderia explicar o porquê do cansaço provocar tantos bocejos.

Segredos para Queimar Gordura Enquanto Dorme

Uma nova pesquisa dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde, em inglês) sugere que o sono em um lugar fresco tem benefícios significativos à saúde, como, por exemplo, queimar gordura e calorias.

Segundo o Dr. Francesco Celi, presidente da Divisão de Endocrinologista e Metabolismo da Universidade do Estado da Virgínia, uma pequena redução na temperatura ajuda o organismo a “queimar calorias e livrar-se do excesso de açúcar”, graças a chamada gordura marrom.

A gordura marrom gera calor, o que ajuda a queimar calorias. Quanto mais gordura marrom você tiver, melhor, pois existem correlações diretas entre o nível de gordura marrom ativa e os marcadores metabólicos bons.

Pessoas com mais gordura marrom têm um metabolismo mais rápido, um melhor controle de açúcar no sangue e um aumento da sensibilidade à insulina quando exposto a temperaturas baixas.

À medida que envelhecemos, a atividade da gordura marrom diminui, isso explica o porquê que há uma tendência a se ganhar peso com o decorrer dos anos. No entanto, os exercícios podem ajudar a perder peso .

Infelizmente tem um porém a tudo isso, porque evidências sugerem que a temperatura ideal para ativar a gordura marrom pode não ser a melhor para um sono profundo.

Os Arrepios Ativam a Gordura Marrom, Dificultando o Sono

De acordo com com Dr. Francesco, há provas que apontam os arrepios como mecanismo que desencadeia a gordura marrom para produzir calor e queimar calorias. Nos exercícios, os arrepios provocam os músculos a secretarem um hormônio que estimula o uso de energia das células.

Porém os arrepios não levam ao sono profundo, é o que mostra a pesquisa do Dr. Eus van Someren e seus colegas do Instituto de Neurociência Holandês.

De forma resumida, o estudo de Someren afirma: “À medida que se altera a temperatura corporal, também se altera a hora de ir dormir […], o sono profundo e relaxante requer que se mantenha a temperatura da pele ‘absolutamente adequada’”.

Someren e outros sugerem que a temperatura ideal da pele estaria próxima dos 32ºC. Mas para isso, a nossa pele deve ser coberta com roupas leves, como pijamas finos, juntamente com um lençol e um cobertor leve, mesmo se a temperatura ambiente estiver em torno de 18ºC.

Então, se você desliga o aquecedor e refugia-se sob um gostoso cobertor talvez possa dormir bem, mas não haverá tanta atividade de gordura marrom.

Uma outra coisa que poderia acontecer é se o seu quarto for muito frio. Os vasos sanguíneos se encolhem, o que bloquearia o calor e aumentaria a temperatura corporal, interrompendo o seu sono.

Imagina então encontrar a temperatura ideal para um quarto onde há mais de uma pessoa. Só o amor mesmo!

Se você quer adormecer facilmente, você precisa estar quente o suficiente para que os vasos sanguíneos não se contraiam, mas não tão quente a ponto de não poder esfriar.

Problemas de Saúde por ter uma má Qualidade de Sono

Milhões de adultos nos Estados Unidos dormem menos de 6 horas por noite.

Estudos recentes têm relacionado isso com inflamação crônica, aumento do estresse e aumento da mortalidade por todas as causas.

Perder apenas uma hora por noite pode aumentar o risco de várias doenças crônicas, e interromper o sono ou deteriorá-lo pode levar ao seguinte, veja este infográfico:

Truques Simples para Dormir Profundamente

O sono pode ser dividido em algumas etapas, mas a principal delas é o sono profundo. É nessa etapa que o corpo sofre reparos e se regenera, seu sistema imunológico se recupera e se reforça.

Quanto mais tempo você Gastar nessa fase Crucial do sono, mais Agradável vai ser quando Acordar.

Um estudo publicado na revista Neuron descobriu que ouvir sons de “ruído rosa” facilitou o sujeito a alcançar o sono profundo e, o mais interessante, a permanecer por mais tempo nessa etapa.

Algumas pessoas participaram deste teste de dormir escutando o ruído rosa. Foram mostradas pares de palavras a 120 participantes antes de ir à cama e na manhã seguinte eles tinham que lembrar quais eram as palavras. Aqueles que dormiram com o som do ruído rosa tiveram um melhor desempenho em perder peso.

Não necessariamente funciona apenas com o ruído rosa, eu, por exemplo, gosto de variar entre alguns sons, como o de chuva, de lava vulcânica, sons da natureza, e também de instrumentos acústicos, como flauta, piano e violão.

Outro truque muito bom é dormir nu. O professor Russell Foster, da Universidade de Oxford recomenda não utilizar roupas pesadas nem leves.

Quando usamos várias roupas para dormir, pode ser mais difícil ao seu corpo regular a temperatura.

Com ou sem pijamas, é importante garantir que suas mãos e pés estejam quentes. “Oi, meias!” Porque se eles não estão, os vasos sanguíneos perto da sua pele se contraem e reduzem o fluxo sanguíneo em um esforço para impedir que o calor escape, e isso impede que a temperatura corporal baixa facilmente.

Por outro lado, aquecer sua pele causa uma maior irrigação, o que promove a perda de calor.

Para resumir, se você quer adormecer facilmente, você precisa estar quente o suficiente para que os vasos sanguíneos não se contraiam, mas não tão quente a ponto de não poder esfriar.

Os Perturbadores de Sono

Percebeu a importância de uma boa noite de sono? Se quer emagrecer de forma natural, a única forma é aplicar tudo acima e o que virá abaixo agora.

Se está acima do peso e quer emagrecer enquanto dorme, chegou a hora de determinar a causa do interrompimento do seu sono e dar um basta. Começando por estes:

  • Comer os piores alimentos antes de dormir, como: comida pesada, gorduras pouco saudáveis, comidas picantes, café ou chocolate escuro.
  • Animais de estimação dentro do seu quarto ou na sua cama.
  • Dores.
  • Beber álcool durante à noite.
  • Usar computador, tablet, telefone, televisão ou smartphone.

Este último é um grande problema, cerca de 95% das pessoas nos EUA usam dispositivos eletrônicos um hora antes de se deitar.

Um estudo realizado em 2008 mostrou que as pessoas expostas à radiação de seus telefones móveis, por 3 horas antes de deitar, tiveram mais problemas para dormir e alcançar o sono profundo.

E, de acordo com a pesquisa realizada pela Sleep in America em 2014, 53% dos participantes que desligaram seus aparelhos eletrônicos enquanto eles dormiam tenderam a classificar seus sonos como excelente.

Por isso, é recomendável evitar assistir TV ou utilizar qualquer aparelho com contato ao mundo virtual por pelo menos 1 hora antes de ir à cama.

Fazendo isso, seu organismo realizará todos os processos naturais durante o sono de forma eficiente e adequada. Evitando qualquer acúmulo indesejado de gordura, falta de descanso, irritação, mau humor e podendo, principalmente, perder peso enquanto você dorme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.