Insulina e Leptina Ajuda a Emagrecer

Insulina e Leptina Controlada Ajuda Emagrecer

Rate this post

Se você está tentando perder peso e já testou diversas receitas e nada deu certo ou funcionou por pouco tempo e logo você teve o seu antigo peso de volta, o problema pode ser um pouco mais sério do que apenas a ingestão de calorias a mais e hábitos irregulares e incorretos de alimentação. Veja se pode ser um dessas causas Insulina e Leptina.

Na verdade, para promover a sua saúde é necessário que seu organismo funcione como um reloginho: todas as peças precisam funcionar bem e juntas para evitar que aconteça o travamento.

É nessas horas que é muito importante que você saiba: emagrecer depende – e muito! – do controle da insulina e leptina no organismo.

O que é Insulina?

A insulina é muito conhecida por pacientes que sofrem de diabetes ou por aqueles que morrem de medo de desenvolver a patologia, a insulina é um dos hormônios mais importantes do nosso corpo.

Produzido pelo pâncreas, a insulina é responsável por transformar os açúcares consumidos em fonte de energia para nosso corpo.

Insulina e Leptina Ajuda a Emagrecer

Lembre-se: quando falamos de açúcares não nos referimos apenas aos açúcares de cozinha e doces em geral, nos referimos também aos carboidratos que quando no nosso corpo quebram em forma de açúcar.

Um bom exemplo de alimentos são: arroz branco, pão, massas, etc.

O sistema é simples: quanto mais doces ou fontes de açúcares ingerimos maior o esforço do pâncreas para produzir a quantidade de insulina necessária para quebrar o alimento.

Caso o seu corpo perca a capacidade de desenvolver a quantidade suficiente desse hormônio, você se tornará resistente à insulina ou pré-diabético – o estágio que vem antes do desenvolvimento da diabetes.

Esse estágio causa muito mal estar, cansaço, formigamento pelo corpo, sono após a alimentação e advinha: ganho de peso.

A melhor forma de resolver é uma alimentação adequada e exercícios físicos regulares, com acompanhamento médico.

O que é Leptina?

A leptina é outro hormônio importante para o bom funcionamento de seu corpo. Ela é secretada pela própria gordura corporal e é conhecida como reguladora do apetite.

A principal função da leptina é informar ao cérebro que a pessoa está saciada, ou seja, que ela não precisa continuar a comer.

Insulina e Leptina Engordam ou Emagrece?

Agora que você já conhece um pouco mais desses hormônios tão importantes, a insulina e a leptina resta à dúvida: eles engordam ou emagrecem?

Como já dissemos, eles são necessários para a manutenção do corpo e ao contrário do que muitas pessoas pensam eles são fundamentais para que o corpo possa perder peso.

A confusão acontece, pois:

  • A insulina é responsável pela quebra do açúcar e o que não vira açúcar e energia vira gordura;
  • A gordura corporal é necessária para a manutenção do corpo. Ela é responsável, por exemplo, por proteger nossos órgãos de impactos ou até mesmo dos efeitos do frio, logo acredita-se que quanto mais gordura o corpo tiver maior a quantidade de leptina.

Além disso, pesquisas mostram que os obesos possuem maior resistência a esses dois hormônios – a maior parte deles sofre de diabetes e possui também resistência à leptina, um dos motivos que podem levar a pessoa a se alimentar fora de hora ou não resistir a uma alimentação desregulada.

Por outro lado, se você apostar em um tratamento a base desses hormônios você poderá complicar a sua saúde, desenvolvendo uma série de doenças graves e chegando a causar traumas irreversíveis em seu organismo.

O que Fazer Então?

Não importa o motivo de que levou a mudar de vida e perder os quilinhos a mais.

É uma decisão sábia e deve ser comemorada e respeitada!

Contudo, no meio de tanta informação e receitas mágicas algumas regras são simples: não existe milagre e o automedicamento é algo que pode te prejudicar, e muito!

Muitas vezes as pessoas não conseguem emagrecer devido à resistência insulínica.

Outras vezes a pessoa chega a perder o peso, contudo devido ao desregulamento da leptina ela logo volta a ganhar o peso de volta (vale ressaltar que pesquisas mais recente apontam uma ligação entre o reganho de peso com a leptina, pois o cérebro entende que a pessoa deve manter aquela quantidade X de gordura corporal, evitando assim que a pessoa consiga manter o baixo peso ou perder peso com facilidade).

A melhor solução para esse caso é procurar um médico ou nutricionista e solicitar os exames referentes à taxa desses hormônios.

Além disso, é importante que você faça uma reeducação alimentar e mude seu hábito de vida.

Você precisa sim da insulina e leptina para emagrecer, porém precisa deles na quantidade correta de seu corpo e a melhor forma é sabendo o que é ideal a você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.